JooCrisstomo1

22 e 23 de Março de 2016
Associação Comercial e Industrial de Guimarães, 10h

 Por Maestro João Crisóstomo

 

Sinopse:

O Canto Gregoriano foi durante séculos a música oficial da Igreja. Da sua importância sobressai o facto de ser ele a origem da polifonia culta ocidental, de ter sido o cantus firmus sobre o qual se construiu a ciência da composição desde o século XIV, pelo menos. Fundamento e símbolo de toda a música medieval, ele serviu de inspiração a quase todos compositores renascentistas, a muitos românticos, tais como Berlioz, Liszt, e ainda a compositores do século XX, que procuravam nos modos gregorianos o que a tonalidade não lhes dava, como é o caso de Debussy e Luís de Freitas Branco.
Utilizado na Igreja Católica como canto oficial, perdeu a sua força no Concílio Vaticano II, 1962-1965, dando lugar a cânticos em língua vernácula muitas vezes de gosto duvidoso. De resto ficou reduzido a liturgias de excepção e a concertos de música histórica.
O seu estilo monódico (canto-chão, ou cantochão), simples e de ritmo livre, confere-lhe um carácter único de calma e espiritualidade que conquistam facilmente o interesse de todo o mundo na sociedade ocidental, ao ponto de merecer respeito e saudade por parte de muita gente, sendo o seu estudo e a sua pratica incentivada um pouco por toda a parte.
O Curso de Iniciação ao Canto Gregoriano pretende ocupar um papel de muito interesse, à sombra do Festival de Música Religiosa de Guimarães, cujos concertos de alguma forma prepara e fundamenta, e serve de preparação ao concerto e Missa da Ceia do Senhor de Quinta-feira Santa, dado pelo Coro Solemnis de Lisboa.
Com a direção do Prof. João Crisóstomo, coadjuvado por um membro do Coro Solemnis, ele pretende lançar as bases para a leitura e compreensão do reportório gregoriano adequando-se a todos os que, com conhecimentos básicos de música, tenham interesse em iniciar-se no mesmo.
O curso decorrerá nos espaços da ACIG (Associação Comercial e Industrial de Guimarães), à Rua da Rainha, com o seguinte horário: terça e quarta-feira, das 10:00 ás12:30 e das 14:30 às 17:00; na quinta-feira (ensaio para a Missa), de manhã e ao princípio da tarde. Da sua participação será passado o diploma respectivo.
Informações e inscrições na Academia de Música Valentim Moreira de Sá: (smguimaraes.pt/), em Guimarães, através dos seguintes contactos: Tel. 253 517 049 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..