misericordiadelisboa 22635421332 DSC2227

Capella Duriensis

Depois de apenas quatro anos de desenvolvimento, a Capella Duriensis desfruta atualmente de uma reputação crescente como «embaixadora» internacional da música sacra portuguesa.
Os programas de concerto ímpares associam e contrastam obras a cappella do período da renascença, com Organum medieval, canções populares do Leste e Oeste da Europa, música religiosa da igreja ortodoxa oriental e composições dos séculos XX e XXI.

O seu CD “O Rito Bracarense” trouxe à luz muitas obras-primas do rito quase esquecido e constitui a base de um Ciclo de Música Antiga da Euroradio: Música dos Ritos Medievais.
Desde 2010, a Capella Duriensis tem vindo a promover a cultura musical portuguesa através de performances profundamente enriquecedoras em mosteiros e monumentos por todo o país. No primeiro ano da sua formação, o ensemble recebeu convites para festivais em Leiria, Alcobaça, ilhas dos Açores e Lisboa. Na sequência de uma digressão pelo Reino Unido em 2012, a Capella Duriensis foi descrita como "maravilhosa embaixadora" da música portuguesa. Este papel de embaixadora cultural desenvolveu-se através de digressões, em 2014-2015, ao oeste do Reino Unido (Catedral de Truro e abadia de St. German), a Londres (St. George, Hanover Square), à Holanda (Ciclo Fabulous Fringe, Festival Internacional Oude Music, em Utrecht) e à Croácia (55th Musical Evenings in St. Donat, em Zadar).

O ensemble continua a apresentar-se regularmente em todo o país, tendo sido recentemente convidado para o Festival Internacional de Música de Marvão (apresentando-se também sob a direção de Christoph Poppen), o ciclo da Rota do Românico, “Palcos do Românico”, o ciclo “Espaços da Polifonia, criado pela Direcção Regional de Cultura do Norte, e o Festival “Música em S. Roque”, em Lisboa.
O seu êxito mais significativo é um novo contrato com a editora Naxos, para a gravação de uma série de CDs, intitulada “Obras-primas vocais portuguesas dos séculos XVI e XVII". Esta primeira série de três CDs traz a público várias obras de música sacra e profana não gravadas anteriormente, criando um retrato musical de Portugal durante os mais ricos anos da sua história cultural.

 

misericordiadelisboa 22660291641 DSC2267 1